Procurando alguma coisa?

domingo, 1 de abril de 2012

Diarréia com sangue em cães


Diarréia com sangue em cães.... mais comum do que voce imagina. Praticamente todas as diarréias podem evoluir para uma diarréia com sangue se não tratada e isso não siginfica que seja mais grave ou mesno grave. Tem que ser avaliado e medicado.

 

 

GASTROENTERITE HEMORRÁGICA (GEH).

Gastroenterite Hemorrágica (GEH) em cães é muito comum e pode acontecer de forma súbita e em episódios contínuos. Alguns cães podem também vomitar. A causa exata é desconhecida, mas existem algumas teorias, inclusive stresse, alimentar, tóxica, viral, bacteriana entre outras, podendo afetar qualquer raça, gênero e idade. De modo geral consideramos que qualquer diarréia se não controlada pode também evoluir para uma GEH (diarréia co sangue).

 

QUAIS OS SINAIS OBSERVADOS?

O sinal comum observado em uma GEH é um início muito repentino de diarréia sanguinolenta em um cão previamente saudável. Vômitos, inapetência, cólicas, desconforto e muitas vezes esforços improdutivos para defecar acontecem na sequência. A desidratação não é geralmente observado nesse primeiro momento, mas pode desenvolver-se rapidamente sem o tratamento adequado.

QUAIS AS CAUSAS DE GEH?

A causa exata não é conhecida, mas existe provavelmente uma sensibilidade maior da mucosa do intestino do cão, fazendo com que qualquer processo de agressão ou injúria ao intestino na forma de dieta, infecção bacteriana ou toxina bacteriana, vírus, reação a um parasita intestinal, alimento diferente do usual e mesmo estresse pode desencadearo sangramento e a diarréia.

QUAIS RAÇAS SÃO MAIS SUCETÍVEIS?

Cães de raça toy, miniatura e pequenas com idade entre 2 a 4, são os tipos de cães mais comumente visto com GEH, mas qualquer raça, gênero e idade pode ter o quadro. Não há predileção por sexo (GHE ocorre tanto em machos como fêmeas) e dentre as raças observadas, os Schnauzers apresentam uma maior incidência de GEH

COMO FAZER O DIAGNÓSTICO?

O diagnóstico é por exclusão de outras causas de diarréia sanguinolenta. O aparecimento súbito de diarreia com sangue, com um hematócrito alto (exame de sangue onde observamos a porcentagem de hemácias) em um cão previamente saudável, conta muito a favor do diagnóstico GEH.
Outras causas de hemorragia gastrointestinal que devem ser considerados como possibilidades e, subsequentemente, excluída incluem:
- Úlceras gastrointestinais.
- Colites.
- Parvovirus.
- Coronavirus.
- Campylobacter sp (bactérias).
- Salmonella sp (bactéria).
- Clostridium sp (bactérias).
- Escherichia coli (bactérias).
- Leptospirose.
- Vermes intestinais (toxocara, ancylostomun etc).
- Coccidiose.
- Giardíase.
- Veneno de rato.
- Diminuição do número de plaquetas (Tromobocitopenia).
- Câncer gastrointestinal.
- Hipoadrenocorticismo.

O MEU CÃO CORRE RISCO DE VIDA?

Se o animal não for tratado e hidratado, pode sim correr risco de vida, no entanto, com assistência veterinária imediata, a maioria dos cães respondem muito bem ao tratamento com recuperação plena em 24 a 72 horas.

COMO É O TRATAMENTO?

A base do tratamento é o cuidado intensivo e terapia de suporte. O animal deve ficar em jejum por 1 a 4 dias, enquanto recebe infusão por via endovenosa de fluidoterapia (soro) em grandes volumes. Normalmente o tempo de fluidoterapia vai depender do controle do vômito, quando o animal ainda esta impedido de se hidratar naturalmente. Os antibióticos são também recomendados assim como medicamentos para controlar o vômito. O alimento deve ser reintroduzido lentamente e muitas vezes dietas especiais para diarréia podem ser usadas.

É UMA EMERGÊNCIA VETERINÁRIA?

Esta é uma pergunta difícil de responder, porque há muitas causas de vômitos e diarreia e de intensidade diferente. Os filhotes, animais muito pequenos ou mesmo cães idodos correm maior risco de vida.Caso a diaarréia persista ou da presença do vômitos, o seu animal pode necessitar de fluidoterapia para rehidratação, jejum de água e comida e medicação injetável, o que pode ser feito somente em ambiente hospitalar e nomalmente quando internado.




fonte:http://petcare.com.br/blog/diarreia-com-sangue-em-caes/

Um comentário:

  1. tive um caozinho ja com uma certa idade,aparentemente sadio numa segunda feira,a tarde apareceu vomitando sabgue e evacuando sangue.foi levado para uma clinica aqui perto,chamada de centro veterinario zona norte,atendimento 24 horas em todas as doeças,somente que o exame de sangue não funciona 24 horas,foi feito um ultrasson e o medico o dr:caio calasso cardoso de jesus,verificou as chapas e nada encontrou,dando receitas e disse se não melhorasse para retornar,na terça feira o quadro clinico piorou,sendo levado de volta a clinica mas aparentemente em coma,o mais interessante disto tudo ´e que nada do que acontece no plantão é relacionado para o plantão do outro dia.e quando chegamos na terça feira o medico plantonista de nada sabia ,como iria tratar de um animal ,se desconhecia laudo anterior e o mesmo não sabia verificar o computador aonde estariam os ultrassons tirados na vespera,o que levou ao falecimento do animal,agora eu pergunto como uma clinica deesta pode oferecer servilo 24 horas se os medicos não repassam os acontecimentos de seus plantoes,e se mesmo sendo medicos veterinarios nada sabem,vendo na internet,e depois de muito conversar com muitas negativas,evasivas do dono da clinica sr daniel,que afirmara que minha ersposa não tinha dado ordem para fazer exame do sangue e nem deixar o animal internado,mentira,pois o medico nem sitou isto a unica coisa falada foi pergunta feita,fazer ultrassom ou o exame de sangue,visto que o ultrassom sairia logo o resultado e o exame de sangue so teria o resultado no outro dia a tarde,enão foi relatado nada de internação e nem falado que ele estava com esta doença a unica referencia feita por este medico dr caio era que possivelmente teria engerido algum plastico,mas em momento algum se referiu a internar,pois não sabia do que se passava,e uma pessoa que estava no local estsva querndo levar o animal que estava desde domingo e sem ninguem ter visto,e disse se era para morrer que morreria em casa,ai o dono falou que ele ja tinha tirado o sabgue e tinha a mesma doença do meu cao,como isto é possivel se não foi comubicaDO PELO MEDICO NA SEGUNDA FEIRA QUANDO VIU O ULTRASSOM,quero com isto alertar aos amigos estas veterinarias de fachada que so pensam em dinheiro,
    obrigado pela atenção dispensada,paulo robertyo magalhaes
    robertyomagalhaespaulo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Com todo mundo se respeitando o Blog fica mais legal :D
Beijos da Mari e cheirinhos Lambidinhas da Mel, Princesa, Tica e Aquiles!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...